ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 166-1


Poster (Painel)
166-1INFLUÊNCIA DO USO DE COMPOSTO ORGÂNICO NA DIVERSIDADE BACTERIANA DO SOLO DE UMA FAZENDA DA FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Autores:FIGUEIREDO, B.P. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; VARANI, A.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; FERNANDES, C.C. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; Lemos, E.G.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP) ; CARARETO ALVES, L.M. (FCAV/UNESP - FAC CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS UNESP)

Resumo

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) é uma entidade que no cumprimento de sua função social, mantém grande número de espécies animais em condições de preservação. O Sistema de Gestão Ambiental dessa Instituição possui estrutura para a reciclagem e aproveitamento da água e dos resíduos sólidos que gera. Desta forma a FPZSP possui uma Unidade de Produção de Composto Orgânico (UPCO) que aproveita os resíduos de origem animal e vegetal provenientes do Zoológico, a fim de produzir um composto orgânico. Este composto orgânico é utilizado na forma de adubo em sua Fazenda, tendo com a finalidade a produção de alimentos para os animais do Zoológico. A utilização deste adubo orgânico pode influenciar a constituição e diversidade da população bacteriana presente no solo desta Fazenda, podendo inclusive representar um risco potencial de contaminação na produção de alimentos para os animais. Este trabalho teve como objetivo inferir impacto biológico ocasionado pela utilização do adubo orgânico produzido pela FPZSP, através do estudo da diversidade bacteriana em amostras de solo por abordagem de metagenômica. As amostras de solo foram coletadas em áreas da Fazenda da FPZSP, em Araçoiaba da Serra (SP, latitude 23º30'19" sul e a uma longitude 47º36'51" oeste). Foram coletadas amostras de solo nativo (N), solo da horta submetida à aplicação de composto orgânico (H) e solo de produção de capim forrageiro (C). Essa amostragem foi realizada em duas épocas, uma seca e fria (SF) e outra chuvosa e quente (CQ). As amostras de solo foram submetidas à extração de DNA metagenômico através do FastDNA® SPIN Kit for soil (MP Biomedicals). Os amplicons, referente ao gene 16S rRNA(1500pb) foram purificados pelo Wizard SV Gel and PCR Clean-Up System (Promega Corporation, USA) e sequenciados através da plataforma Illumina MiSeq (2x300pb). As sequencias geradas foram processadas pelo aplicativo CLC Genomics Workbench 7.0.3. Para reconstrução dos genes 16S rRNA foi utilizado o programa EMIRGE com a opção de 40 iterações. Cada amplicon reconstruído foi analisado e comparado manualmente utilizando os bancos de dados Ribossomal Database Project e NCBI para a identificação e classificação taxonômica. Através dessa metodologia foi possível comparar as populações bacterianas das áreas estudadas, determinar e comparar os principais gêneros encontrados e avaliar a influência na população bacteriana e o risco de uso do adubo orgânico no solo (agradecimentos: FAPESP, CNPq, CAPES e FPZSP)


Palavras-chave:  compostagem, adubo organico, reciclagem, sequenciamento de DNA